MULHERES APAIXONADAS

Ficha Técnica:

Roteiro: Manoel Carlos

Direção: Ricardo Waddington, Ricardo Gomes,José Luiz Villamarim, Ary Coslov e Marcelo Travesso.

Exibição: Rede Globo

Ano: fevereiro a outubro de 2003

Atores e Atrizes Principais: Christiane Torloni, Tony Ramos,Alinne Moraes, José Mayer, Carolina Dieckmann, Dan Stubach, Helena Rinaldi, Suzana Vieira,Rodrigo Santoro e Camila Pitanga.

Mulheres Apaixonadas deixa marcas na memória de cada telespectador que acompanhou cada capítulo dessa trama.

Há quem se identifique com ela pelo enredo (que de maneira geral se aproxima das idéias, de fato, de uma mulher apaixonada, seja em qual for a situação- boa ou não), mas há também quem se identifique pela trilha.

O enredo traz histórias água com açúcar, de mulheres apaixonadas. Tem mulher que tem um ótimo casamento, outra já está em crise; tem mulher em fase se deslumbramento, outra que tem medo; tem menina-mulher oferecida, mas tem também a recatada. O básico, que bem desenvolvido, consegue prender boa parte do público-alvo nesta parte horário nobre: mulheres! Até admito que há casos polêmicos (homossexualismo,alcoolismo e agressão física), mas ainda assim, continuam dentro do cotidiano de muitas mulheres brasileiras.

Ai você me pergunta: Tá legal, se a novela foi assim básica, por que foi tão marcante?

Ai eu te respondo:  Um dos principais motores dessa trama foi a trilha sonora, que por sinal tem 3 álbuns. Um verdadeiro mix de sucessos “chiclete” da época, nacional e internacional. O interessante é que, neste caso, as trilhas são realmente o reflexo de seus personagens e não mero preenchimento sonoro “cool”.

Era quase unânime a sensação dos telespectadores. Aparecia um personagem e lá estávamos nós, cantando a música-tema dele, sem ela nem ter entrado ainda. E o inverso também acontecia. Já sabíamos que o personagem tal ia entrar no instante seguinte numa situação quase que esperada.

As trilhas fizeram parte da construção dos papéis dessa novela, foi algo realmente pensado. E até hoje, quando escutamos certas músicas, falamos: “Nossa, essa música tocava em Mulheres Apaixonadas!”, “Adoro essa música, ela era a música da Clara!”…

Sem contar com a vinheta de abertura, que é o maior espelho do nome (e do enredo) da trama. “Pela Luz dos Olhos Teus” de Tom Jobim e Miúcha foi estrategicamente encaixada em uma seleção de fotos – enviadas pelos telespectadores – de casamentos, mulheres grávidas, casais jovens e idosos, famílias… Digamos assim, que foi algo inovador e envolvente para o público brasileiro.

Veja aqui se você conhece ao menos 8 músicas listadas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_Apaixonadas_(trilha_sonora)

Acredito que você conseguiu achar 8 músicas conhecidas no seu repertório nessa lista… mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s