A Bela e a Fera

Ano de Lançamento (EUA): 1991)
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Gary Trousdale e Kirk Wise
Roteiro: Linda Woolverton, baseado na historia de Roger Allens
Produção: Don Hahn
Música: Alan Menken e
Edição: John Carnochan

Vamos voltar um pouco no tempo, e lembrar de quando ainda éramos crianças e assistíamos  todos os clássicos da Disney.Para cada um teve um filme que marcou, mas um em especial teve uma trilha sonora imbatível, A Bela e a Fera, que levou para as telas um repertório de canções inesquecíveis da dupla de compositores premiada com o Oscar, Alan Menken e o falecido Howard Ashman. Os compositores participaram da produção desde suas fases iniciais de desenvolvimento e tiveram uma grande influência sobre a estrutura final da história.

A dupla não compôs apenas a trilha sonora do desenho, mas sim, ajudou realmente a narrar a historia de A Bela e a Fera, pois cada música ajudou a compor o personagem. Combinaram influências clássicas, barrocas e francesas a fim de mostrar realmente o clima e a energia desse vilarejo provinciano onde se passa a historia. Como na musica de abertura do filme é simplesmente intitulado “Belle” e apresenta ao espectador a heroína e sua grande ânsia de aventura e romance.Mostra também o despetar do pequeno vilarejo onde vive,eé nesse momento quando Bela senta na fonte,que ela  mostra ao público qual é o seu maior sonho.

Além da música de abertura tem a canção “Gastão” que é uma valsa de uma briga de botequim, onde mostra ao público a personalidade e revela o lado negro e maquiavélico do personagem, que até então era considerado “bom”. A canção “Something There” é uma bela balada que expressa em termos líricos os pensamentos mais íntimos e não verbalizados de Bela e da Fera, à medida em que eles passam a se ver mutuamente como realmente são.

Cada música tem um significado diferente e tem um porque em cada cena do desenho.Tudo isso foi muito bem pensado pelos dois compositores,Alan Menken e Howard Ashman,pois nao queriam apenas ajudar a montar a trilha do desenho,mas fazer com que a trilha fosse tão importante quanto o roteiro em si. Então nao poderia ser diferente,para contar a historia de A Bela e a Fera,nada melhor do que mostrar as caractisticas dos personagens atraves da múscia,o mais interressante é que 25 dos 85 minutos do filme são compostos por música,desses 25 apenas 5 minutos não tem nenhuma letra.

Agora nada melhor do que rever e entender melhor o que esses dois compositores maravilhosos,quiseram passaram para nós.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s