As Bicicletas de Belleville

Ficha Técnica

Título original: Les Triplettes de Belleville

Direção e roteiro: Sylvain Chomet

Gênero: Animação

Ano: 2003

Trilha Sonora: Benoît Charest e Mathieu Chedid

 

 

 

O post de hoje talvez seja mais pessoal que nunca, já que “As Bicicletas de Belleville” é uma paixão minha, sem dúvida nenhuma minha animação favorita!

Conta a história de Champion, um garoto que vive com sua avó, a portuguesa madame Souza. Com os mimos da avó, o menino descobre a paixão pelo ciclismo e quando vai participar de uma competição – já adulto – é sequestrado pela máfia para ser literalmente engrenagem de um circuito maluco dos mafiosos. O enredo se desenvolve com a busca de madame Souza e o fiel cão Bruno pelo neto perdido. No caminho conhecem as Trigêmeas de Belleville, três senhoras que nos áureos tempos fizeram muito sucesso em espetáculos musicais.

A estética é de cair o queixo também, pelas composições das imagens, cores, texturas e o traço muito bem marcado do desenhista, com personagens ultra caricatos e expressivos com suas formas e tamanhos. Ou seja, é fantástica do começo ao fim!

O filme é extremamente musical, com pouquíssimos diálogos, somente o essencial – e olhe lá -, as personagens num geral se manifestam muito mais por gemidos, grunhidos e afins do que com palavras de fato, por isso é até possível assisti-lo sem legendas! A ambientação sonora de todos os espaços é feito num grau de detalhismo impressionante e o mais legal, é uma metalinguagem! Tanto madame Souza como as trigêmeas tiram som dos objetos mais comuns possíveis, pode-se dizer até que a música é então um dos personagens principais.

Toda a trilha tende principalmente ao jazz, com uma sonoridade dos cabarés de décadas passadas, usando e abusando de piano, metais e ruídos. É daquelas trilhas que valem a pena ter e ouvir sempre!

Então enquanto você faz o download de todas as faixas, saca só esse trecho do filme. Uma verdadeira aula de sonoplastia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s