Mr. Smith in Rhodesia (1970)

“Mr. Smith in Rhodesia” é uma composição eletroacústica do poeta, músico e escritor, Ake Hodell. A peça radiofônica é de 1970 e traz uma crítica ferrenha ao regime racista da então Rodésia – atual Zimbábue – ex-colônia britânica. O personagem de quem se fala, “Mr. Smith”, faz referência ao Sr. Ian Smith, primeiro ministro da Rodésia – um branco atuando em tal cargo em um país recém-independente de maioria negra.

Através de um processo de montagem, semelhante ao do cinema, Ake Hodell construiu uma peça de sonoridade crua, agressiva. Ela apresenta uma narrativa que trabalha repetição e pequenas alterações de uma pra outra. Primeiramente, o som de helicóptero e de um apito anunciam a chegada invasiva do estrangeiro. A voz clara e dura, num tom de professor, retrata a doutrinação inglesa sob o espaço africano. O coro que repete as falas do mestre são todo o povo da Rodésia, mas aos poucos uma voz sussurada começa a invadir e subverter as afirmativas dessa doutrinação. É então jogando basicamente com esses elementos que Ake denuncía a situação e mostra – incita – o movimento de revolta.

Uma curiosidade sobre o assunto é que a peça foi proibída de ser veiculada na Inglaterra, afirmando que as crianças do coro não tinham autorização dos pais para gravarem. Foi então que Ake pegou uma mala e algumas cópias de “Mr. Smith” e foi para a Rodésia divulgar seu trabalho.

Sabemos que hoje com os vários programas de edição de áudio disponíveis, a criatividade é o limite para a criação de peças e experimentações sonoras. Mas lembre-se que “Mr. Smith” foi feita em 1970, ou seja, basicamente com tecnologia analógica de gravadores de fita a rolo e gilete, NA RAÇA!

Aproveite a audição!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s