Capitu

A minissérie Capitu, é baseada no livro de Machado de Assis, “Dom Casmurro”.Sua apresentação foi um tanto quanto inusitada além da fotografia,cenário e maquiagem,o que  chama à atenção é a trilha sonora que é apresentada na minissérie,vai do rock ao pop, como por exemplo, a trilha usada para Capitu e Bentinho, Elephant Gun  da banda de rock folck  Beirut,e o rock clássico do  Black Sabbath.

        É uma mistura do clássico da literatura com uma trilha jovem e atual, mostrando para todos que Machado de Assis, não é uma leitura tão distante e difícil, pode muito bem se misturar com uma trilha atual e sua compreensão ficara acessível.

A cada capitulo, a trilha sonora vai “ajudando” Bentinho a narrar a historia, não serve apenas como um fundo musical ou como uma simples musica tema vai além daquilo que podemos reparar, a trilha sonora tem uma real importância sem ninguém perceber. Pois é a partir dela que Bentinho vai se movimentando e se repararmos bem sua voz altera dependendo do ritmo apresentado.

Para cada momento, passagem de tempo, capitulo da obra de Machado de Assis é utilizado uma sonoplastia que sugere ao telespectador o que vai acontecer, como uma trilha de suspense  na passagem do narrador, Bentinho, para a lembrança de sua infância onde fica evidente que o que vai acontecer não será algo bom.

Dessa maneira percebemos que a trilha sonora é um elemento  tão ou mais  importante quantos outros, pois é a partir dela que podemos realmente entrar junto com o personagem no seu sentimento, naquilo que esta sendo demonstrado.

E com a minissérie Capitu não foi diferente,conseguimos mergulhar no sentimento de Bentinho, na sua desconfiança com Capitu,nas alegrias e tristezas,junto com a trilha sonora escolhida,mesmo que muitos considerem “fora do contexto”,misturar bandas atuais com um clássico da literatura,essa mistura fez com que Machado de Assis se tornasse mais atual, contemporâneo, acessível e televiosionável do que nunca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s